FILOSOFIA DE ENSINO

O Centro Educacional Passos Firmes está a serviço das necessidades e características de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos, independentemente de sexo, etnia, cor, situação socioeconômica, credo religioso e ideologia política, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana e contrário a qualquer forma de preconceito ou discriminação.
 
Com a finalidade promover o desenvolvimento integral dos alunos, complementando a ação da família e da comunidade, tem por objetivo geral oferecer um serviço educacional de qualidade promovendo o acesso a informações e habilidades, propiciando aos educandos a construção de conhecimentos, que darão condições para atuar em sociedade, de modo crítico e transformador, baseado em valores éticos e morais.
 
Além do objetivo geral e dos previstos na Constituição da República Federativa do Brasil, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB, nº 9394/96, na Declaração Universal dos Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente, tem ainda os seguintes objetivos específicos:
 
I – criar um ambiente favorável ao desenvolvimento e ao ajustamento social e afetivo:
II – propiciar à criança o desenvolvimento da criatividade, especialmente como elemento de autopreservação;
III – proporcionar à criança seu desenvolvimento individual para que ela tenha capacidade de estabelecer novas relações entre situações já vivenciadas e as que serão apresentadas e nas quais deverá se integrar;
IV – estimular a curiosidade, a iniciativa e a independência da criança;
V- desenvolver a psicomotricidade que favoreça o desenvolvimento da personalidade e melhor preparar para o aprendizado da leitura e da escrita;
VI – promover iniciação à matemática e ao pensamento científico;
VII – propiciar o desenvolvimento de hábitos de asseio, ordem, economia e iniciativa;
VIII – semear virtudes cívicas, sociais e morais que conduzam ao amor à Pátria, ao bem comum, bem como o respeito aos seus semelhantes e à natureza;
IX – promover o senso de autodisciplina consciente;
X – propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas para a eficiência da aprendizagem na escola de ensino fundamental;
XI – possibilitar o diagnóstico oportuno e preventivo das deficiências do desenvolvimento da criança, orientando os responsáveis e encaminhando a criança a profissionais especializados.